Governança em Finanças e RH – qual o benefício para empresas que a exercitam

Recursos financeiros e fluxo de caixa sobre salários. Engana-se quem pensa que governança em finanças e RH resume-se a esses dois fatores. Uma boa gestão envolve como as decisões empresariais são planejadas, conduzidas e monitoradas, mas não só! O match de sucesso do mundo corporativo exige também a adequação a um conjunto de boas práticas que transformam o ambiente em espaço de colaboração, resultados assertivos e credibilidade mercado afora. Como anda essa dinâmica na sua empresa? 

O que acontece de positivo dentro do local de trabalho transborda para as entregas lá fora – e o contrário, atenção, também é verdadeiro. É por isso que o planejamento financeiro não pode ser dissociado do trabalho com a equipe. Um dos recursos mais preciosos de uma empresa é justamente o humano. Não existe meta sem time e é fundamental contar com um RH cujo olhar estratégico seja capaz de conduzir os funcionários ao pódio! Quantos tesouros escondidos não existem na empresa? É papel do RH saber valorizá-los e colocar o time para crescer, ter confiança de mostrar suas competências e desenvolver novas habilidades. 

Da mesma forma, não dá para os CEOs, contadores e estrategistas estarem desconectados do caráter humano da obtenção de metas. É preciso traçar planos condizentes com o bem-estar empresarial, caso contrário a teoria jamais conseguirá tornar-se prática de fato. Mais valem resultados mais modestos, mas capazes de serem concretizados, do que índices mirabolantes que podem acabar estimulando tensões entre as equipes e, até mesmo, demissões. Uma meta inteligente é aquela que parte da investigação do potencial pleno da empresa, da equipe às finanças, e não os que privilegiam apenas parte da operação.

Como estruturar essa dinâmica:

Quando falamos em governança em finanças, 3 são os pilares que estruturam uma boa gestão: a transparência, garantindo que todo o time tenha acesso à informação e ao acompanhamento dos fluxos das empresas; a equidade, que mantém o ambiente de trabalho sem discriminações; e a prestação de contas (accountability), que mantém a credibilidade com clientes, fornecedores e investidores. As informações devem ser repassadas de forma clara, objetiva e compreensível, e é fundamental estimular uma cultura de responsabilização pelos atos.  

Não adianta traçar estratégias e sonhos altos e não conseguir comunicar adequadamente como alcançar tais resultados nem como solucionar eventuais conflitos que venham a interferir nas metas. Uma boa dica é criação de um orçamento que esteja alinhado às necessidades do time, o que envolve uma comunicação aberta e contínua para entender as metas de contratação, as necessidades de treinamento e as demandas salariais. Ao alinhar o orçamento financeiro com as estratégias de RH, as empresas podem evitar discrepâncias e garantir que haja recursos adequados para as iniciativas em curto, médio e longo prazo.

Match entre finanças e RH:

Se o lucro não vem apartado da motivação da equipe, as empresas precisam saber como estimular seus colaboradores a cumprir os objetivos estratégicos que visam ao crescimento corporativo. Desenhar planos de ações que tragam o diálogo entre diversos setores é um dos meios para concretizar resultados. Descubra mais benefícios: 

1- Transparência e Prestação de Contas:

Implementar práticas que garantam a divulgação clara das finanças da empresa promove a confiança dos stakeholders, sejam eles investidores, clientes ou colaboradores.

2- Gestão de Riscos:

Identificar, avaliar e mitigar riscos financeiros não apenas protege a empresa de possíveis impactos negativos, mas também permite que ela tome decisões mais informadas.

3- Eficiência Operacional:

Processos claros de orçamentação, alocação de recursos e controle de custos, garantindo que a empresa opere de maneira otimizada e consiga, inclusive, atrair mais investidores.

4- Desenvolvimento de Talentos:

Programas de treinamento, avaliações de desempenho e planos de sucessão garantem uma dinâmica contínua de crescimento profissional. As empresas bem-sucedidas reconhecem que os colaboradores são ativos valiosos que contribuem diretamente para o sucesso financeiro. Portanto, a gestão de finanças e RH trabalha em conjunto para criar programas de desenvolvimento, promover uma cultura inclusiva e fornecer benefícios que não apenas atraiam talentos, mas também os mantenham engajados e produtivos.

5- Gestão de Desempenho:

Estabelecer métricas claras para avaliar o desempenho dos colaboradores é fundamental. Isso permite identificar áreas de melhoria, reconhecer realizações e alinhar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais.

6- Bem-Estar do Colaborador:

Iniciativas como programas de saúde mental, benefícios flexíveis e ambiente de trabalho saudável são essenciais para atrair e reter talentos de qualidade. 

Spinprice pode te ajudar!


Especialista em gestões estratégicas, a Spinprice é capaz de oferecer para a sua empresa um bom posicionamento comercial e sustentabilidade no longo prazo. A gestão transparente e eficiente dos recursos financeiros e humanos cria uma base sólida para o crescimento contínuo e credibilidade no mercado. A Spinprice oferece soluções diferenciadas para gestão de Finanças e Pessoas, enfatizando a flexibilidade e a agilidade, privilegiando a governança e a melhor aplicação dos processos e aspectos legais e regulatórios. Além disso, privilegiamos as melhores técnicas de transformação e inovação na execução de serviços compartilhados.