São só as grandes empresas que precisam de uma operação de finanças e pessoas bem estruturadas? Claro que não. As pequenas e médias empresas, conhecidas como PMEs, representam cerca de 30% do PIB e 50% dos empregos formais no Brasil e, não à toa, são muito beneficiadas com estratégias nas áreas. Quando bem alinhadas, ações em finanças e RH podem criar uma base sólida para enfrentar crises, competir no mercado e expandir operações. Que tal começar 2025 com tudo isso em dia?
A saúde financeira, por exemplo, é essencial para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização. Nas PMEs, o controle financeiro precisa ser estruturado para ir além do objetivo de pagar contas em dia e envolver planejamento estratégico, previsão de fluxo de caixa e decisões inteligentes de investimento, processos estes que podem ser desenhados por equipes parceiras.
Saúde Financeira em 2025: dicas para planejar
O primeiro passo para uma gestão financeira eficaz é o desenvolvimento de um orçamento detalhado que considere as receitas projetadas, ou seja, as estimativas baseadas no histórico de vendas e tendências de mercado, além dos custos fixos e variáveis, incluindo aluguel, folha de pagamento, despesas de marketing, entre outros, e reserva de emergência, fundamental para lidar com imprevistos sem comprometer a operação. Assim, um orçamento bem estruturado não apenas evita gastos desnecessários, mas também orienta decisões estratégicas.
Já o fluxo de caixa é um dos indicadores mais sensíveis para PMEs. Erros na previsão de entradas e saídas podem levar, por exemplo, a problemas de liquidez. Se não é isso que a sua empresa almeja, ferramentas como softwares de gestão financeira ajudam a acompanhar receitas e despesas em tempo real, permitindo ajustes rápidos em caso de desvios. Outro ponto importante para as PMEs terem em foco são as oportunidades de financiamentos como linhas de crédito, investidores ou fintechs, da mesma forma que a importância de monitorar métricas tais quais lucro líquido, margem de contribuição e retorno sobre investimento (ROI). Esses dados ajudam os gestores a avaliarem a eficiência das operações e tomarem decisões baseadas em dados concretos. É ou não é para PMEs terem uma gestão de finanças?
O melhor do RH para impulsionar sua PME em 2025
Se as finanças fornecem os recursos para que as empresas possam atuar rumo aos objetivos, as pessoas são o motor que transforma esses recursos em resultados. Em PMEs, onde cada colaborador tem um impacto significativo no contexto geral, a gestão de pessoas deve ser uma prioridade estratégica. Em 2025, empresas podem aprimorar o setor logo na atração e retenção de talentos, destacando os seguintes pontos:
Cultura organizacional:
Construir uma identidade para a organização ajudar a guiar os talentos rumo aos objetivos de forma mais engajada, ética e sustentável. Além disso, criar ambientes que evidenciem o trabalhar com propósito pode, inclusive, ser mais atrativo que altos salários para quem está procurando por novas vagas, criando um match ideal de objetivos. Aqui, programas de feedbacks regulares, reconhecimento por conquistas e investimento no bem-estar, como benefícios relacionados à saúde física e mental, chamam a atenção tanto no sentido de atrair talentos quanto de assegurar a permanência do time.
Flexibilidade:
Horários flexíveis ou modelos híbridos são diferenciais valorizados pelos profissionais que, desde a pandemia, vêm experimentando diferentes formas de entrega.
Plano de carreira:
PMEs podem oferecer atrativos de crescimento nas vagas, dentro do escopo da instituição, a partir de treinamentos, benefícios e fortalecimento da cultura organizacional. Programas de capacitação para gestores, por exemplo, podem melhorar suas habilidades de comunicação, delegação e resolução de conflitos.
Gestão de desempenho:
Para estar em dia com a cultura organizacional e construir um plano de benefícios eficiente, é essencial monitorar o desempenho dos colaboradores. Ferramentas como KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) ajudam a identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento. Quando um profissional confia que a empresa irá reconhecer suas conquistas e esforços, ele tende a se sentir mais motivado e engajado.
Match entre finanças e RH:
Embora muitas vezes tratadas separadamente, as operações de finanças e pessoas estão interligadas. Um time motivado e bem gerido pode ter maior eficiência, impactando positivamente os resultados financeiros. Por outro lado, uma gestão financeira sólida permite investimentos estratégicos no desenvolvimento da equipe.
Por isso, em 2025, o alinhamento estratégico deve integrar as áreas de tal forma que, ao prever um aumento de receita, considere-se a necessidade de contratar ou treinar novos colaboradores, bem como selecionar quais soluções tecnológicas, por exemplo, ERPs (Enterprise Resource Planning), podem unificar dados financeiros e de recursos humanos, facilitando o acompanhamento de custos sobre equipes, produtividade e ROI de treinamentos, tal qual a escolha do que priorizar em cada momento. Se a sua empresa não sabe como equilibrar tais áreas, um bom parceiro pode trazer as soluções.
Spinprice pode ajudar!
Para as PMEs, a operação conjunta de finanças e gestão de pessoas é um fator-chave para alcançar estabilidade e crescimento sustentável. Ao adotar práticas financeiras disciplinadas e investir no desenvolvimento humano, as empresas não apenas melhoram seus resultados imediatos, mas também criam uma base sólida para o futuro. A partir do suporte de softwares indicados para o melhor da gestão empresarial, Spinprice transforma a rotina das instituições em parâmetros muito mais organizados, seguros judicialmente e transparentes!
A partir de soluções diferenciadas para gestão de Finanças e Pessoas, Spinprice oferece modelos de governança que privilegiam eficiência operacional e a produtividade, com indicadores e relatórios que possibilitem a rápida tomada de decisão. Sua expertise a posiciona como elo na negociação com trabalhadores, entidades de classes e com o setor público, em caso de processos e acordos, enfatizando a flexibilidade e agilidade, privilegiando a governança e a melhor aplicação dos processos e aspectos legais e regulatórios.
Spinprice em números:
+ de 1.500 funcionários/mês (regimes CLT/Autônomos/PJ)
+ R$ 92,4 milhões/ano de folha de pagamento