Programas de incentivo e retenção de talentos: a importância de manter o time sempre qualificado e interessado

As estratégias de uma empresa precisam passar por uma boa gestão do time. Primeiro, é claro, estamos falando da seleção de profissionais qualificados que irão compor uma equipe preparada tanto para compreender o acervo de atuações e referências da instituição, quanto para administrar o momento atual do mercado e liderar os desafios futuros. Segundo a pesquisa “Tendências de RH”, produzida pela Catho e publicada em 2024, a escassez de candidatos é tida como um problema para 73,51% dos recrutadores. Em 2023, de acordo com a instituição, o maior desafio era encontrar o candidato ideal, representando um índice de 64,44%. Em 2024, o número aumentou, chegando à marca de 74,81%. Uma tarefa e tanto, mas será que basta unir talentos? A resposta é não. Escolher os melhores é só o início de uma tarefa contínua: programas de incentivo e retenção.

A célebre frase “em time que está ganhando não se mexe” ganha novos contornos quando se trata de manter uma equipe unida, qualificada e interessada. É preciso estar verdadeiramente em campo e jogar junto aos colaboradores rumo aos objetivos da empresa. É essa parceria que constrói as bases para que eles não sejam fisgados pelos benefícios oferecidos pela concorrência ou sintam-se desmotivados em relação ao trabalho.

Outro ponto que exige atenção é o nível de harmonia no relacionamento entre funcionários. Conforme estudo conduzido pela plataforma ZipDo, 85% dos funcionários enfrentam conflitos dentro do ambiente corporativo, o que demonstra que a tarefa da retenção de talentos exige seleção, monitoramento e aperfeiçoamento contínuos. São os indivíduos talentosos que trazem inovação, criatividade e excelência para o ambiente de trabalho e se faz imprescindível investir na identificação, desenvolvimento e retenção desses destaques.

De acordo com o relatório State of the Global Workplace 2023, conduzido pela organização Gallup, 60% dos colaboradores se sentem emocionalmente desligados em relação ao trabalho. Descubra como melhorar essa realidade:

Tipos de programas de incentivo

Benefícios Financeiros: salários competitivos, bônus por desempenho e participação nos lucros podem atrair e motivar os colaboradores.

Valorização pessoal: reconhecimento público, oportunidades de desenvolvimento profissional, flexibilidade no horário e ambiente de trabalho agradável podem contribuir para a satisfação e retenção dos funcionários.

Programas de Capacitação e Desenvolvimento: investir no desenvolvimento profissional das pessoas, não apenas as capacita para enfrentar os desafios atuais, mas também as prepara para assumir papéis de liderança no futuro, servindo como demonstrativo da confiança da empresa no trabalho assumido pelo colaborador.

Treinamentos Específicos: identificar as necessidades de desenvolvimento de cada um e oferecer treinamentos específicos para suas áreas de atuação, mantendo os resultados sempre assertivos e os profissionais qualificados.

Saúde integral: parcerias com instituições de cuidado da saúde física, como academias de dança, musculação, yoga ou natação, de saúde mental, como terapia, e clubes de descontos podem ser diferenciais que fazem com que os colaboradores optem por permanecer na empresa.

Como colocar todo esse repertório em prática?

Um dos caminhos é contar com parceiros especialistas no desenho de estratégias de retenção, que irão analisar o perfil de cada funcionário, traçar planos de carreira e investigar como os benefícios podem caminhar junto aos objetivos e saúde financeira da empresa. Outro é unir a consultoria especializada ao uso de ferramentas tecnológicas que permitem desde a identificação e contratação dos candidatos mais alinhados à cultura organizacional e às expectativas do cargo em questão, até o desenvolvimento e valorização do profissional, o que aumenta a possibilidade de adaptação, crescimento e entrega de bons resultados.

Dentre os benefícios das transformações postas em prática encontram-se maior produtividade, uma vez que colaboradores qualificados tendem a ser mais eficientes em suas atividades, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa, além de aumento do nível de engajamento e inovação em relação às demandas. Aqueles que percebem oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa têm mais probabilidade de permanecerem engajados e leais à organização.

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