Metas, objetivos, novos clientes, análise de dados. Todos esses elementos são, e muito, importantes para pensar e equilibrar a relação da empresa com o mercado. É claro: construir uma boa marca, forte e consolidada na sociedade, traz benefícios que alicerçam o relacionamento com o consumidor e estabelecem mais segurança frente aos concorrentes. A diferença entre considerar que entrega tal fato e, realmente, entregá-lo, porém, é crucial para a imagem de uma instituição. Uma pesquisa da Bain & Co revelou que enquanto 80% das empresas acreditam oferecer um serviço superior, apenas 8% de seus consumidores estão mesmo satisfeitos.
Para que a satisfação ocorra é necessário, primeiro, cuidar do time interno, fazendo com que os colaboradores encontrem um cenário em que seus talentos não só sejam vistos, mas valorizados, bem como direcionados às ações que mais condizem com suas habilidades ou potenciais de crescimento. É preciso, portanto, um time que cuide dos times: é essencial um RH verdadeiramente especializado para dar conta dessas demandas.
Como tornar o RH mais estratégico e eficiente
A adoção de tecnologias no RH é um fator crucial para elevar o nível de especialização e de entrega de valor ao colaborador. Sistemas integrados, por exemplo, favorecem a visualização das demandas de forma muito mais prática e direcionada, apoiando desde o recrutamento e onboarding até o desenvolvimento desses profissionais, as avaliações de desempenho e feedbacks, tal qual a construção de benefícios. Ao automatizar tarefas repetitivas, o RH libera tempo e energia para a atuação mais estratégica, centrada em desenvolvimento humano e cultura organizacional.
Outra alavanca importante para a especialização do RH é a contratação de parceiros especializados. Ao delegar funções operacionais como folha de pagamento, recrutamento de alto volume ou gestão de benefícios, a empresa pode concentrar seus esforços em estratégias de desenvolvimento e engajamento. Outro destaque da prática é dar a oportunidade de pequenas e médias empresas terem expertise em RH sem precisarem investir na contratação de um time interno de RH para obter soluções baseadas em tecnologia e dados. Nessa cadeia, fortalecer a imagem interna da companhia, conecta-se, e muito, com a credibilidade da instituição a longo prazo, uma vez que a qualificação em RH aumenta a retenção de profissionais-chave, fatores determinantes para um crescimento sustentável.
Como apoiar os colaboradores?
Cuidar bem dos colaboradores vai além de oferecer benefícios e salários competitivos. Envolve criar uma experiência positiva durante toda a jornada dentro da empresa, incluindo o aprimoramento do relacionamento entre os times. De acordo com a psicoterapeuta Esther Perel, durante palestra no evento Flash Humanidades no Brasil em maio de 2025, as chamadas habilidades relacionais não são acessórios, mas sim o novo resultado final, representando uma vantagem competitiva. Para a especialista, é necessário que as empresas criem rituais de conexão entre colaboradores.
Um RH especializado vai investir em ações como ouvir ativamente os colaboradores, a partir de ferramentas de escuta organizacional, pesquisas de clima e entrevistas de permanência, a fim de entender expectativas, desafios e oportunidades, integrando os resultados obtidos como forma de conectar melhor todos os profissionais envolvidos. Com esses dados em mãos, é possível desenhar ações com alto impacto emocional e prático. A cultura organizacional também é um fator-chave. RHs especializados ajudam a promover uma cultura de confiança, transparência e reconhecimento, criando um ambiente no qual os funcionários se sentem valorizados.
Outro pilar do RH especializado é a gestão de performance. Para isso, as métricas anuais dão lugar a uma proposta de feedbacks contínuos e metodologias OKR (Objectives and Key Results), que definem objetivos claros e mensuráveis em ciclos curtos. Essa atualização permite que as pessoas recebam feedbacks mais constantes e tenham metas mais claras, que são revisadas e ajustadas conforme o desempenho. Além disso, o feedback contínuo incentiva o autodesenvolvimento e permite que os gestores apoiem o desenvolvimento de seus colaboradores de forma mais personalizada e eficiente, tendo margem para readaptar planos com melhor precisão.
Os benefícios não ficam restritos ao individual. Empresas que qualificam o RH colhem frutos diretos em seus resultados financeiros. Segundo estudo conduzido pela consultoria Gallup, organizações com alto engajamento têm produtividade até 21% maior e 41% menos absenteísmo e rotatividade de pessoal. Esses fatores se traduzem em redução de custos operacionais e aumento da lucratividade. O que tudo isso revela? Um bom RH não apenas acompanha a estratégia: ele é a estratégia. Como é o setor na sua empresa?
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